Conduzindo multiplas campanhas.


Este pequeno artigo visa ajudar mestres que como eu atuam em várias campanhas ao mesmo tempo. Para que vcs tenham idéia, nesse momento estou trabalhando em três campanhas simultâneas e minha mente está fritando, afinal ainda tenho que trabalhar e estudar. Qual é a mágica?

Primeiro de tudo: Organize o tempo do seu grupo!

As leis da física te proíbem de estar em dois lugares ao mesmo tempo, logo ter uma agenda organizada é fundamental pra conseguir jogar de forma regular. A agenda é muito importante não só para você, mas tambem para as pessoas que jogam no seu grupo, afinal todo mundo tem compromisos, então se não houver uma discussão bem clara com todos que vão participar do jogo, e uma combinação nas agendas, seu jogo está fadado a derrota. Em geral as pessoas trabalham de oito as seis, e fazem algum tipo de curso duas vezes na semana. Se os seus jogadores puderem organizar seus cursos em horários idênticos, isso facilita muito um jogo durante a semana. Em geral ninguem joga RPG na sexta feira por causa das namoradas e baladas, o que deixa de segunda a quinta para o jogo do meio de semana. Os cursos em geral ocorrem segundas e quartas, ou terças e quintas, então tente fazer que seus amigos conversem entre si e possam todos fazer seus compromissos nas segundas e quartas ou terças e quintas, deixando pelo menos um dia na semana para o RPG.

Depois de organizar um dia para o jogo durante a semana, basta agora organizar uma sessão durante o final de semana. Tenho tido ótimas experiencias jogando no sabado e no domingo pela manhã, começando as nove e indo até 1 ou 2 da tarde. Esses horários são considerados mortos pelas pessoas normais que dormem, mas nós RPGistas podemos fazer esse sacrifício pelo nosso hobbie. Assim, jogando nesses horários você pode jogar enquanto sua esposa e filhos dormem, e ainda volta pra casa com tempo de aproveitar o resto do dia com a família. A parte dificil é consequir que todos colaborem. Mostre as vantagens aos seus amigos e se eles quiserem realmente jogar, concordarão. OK, você arrumou tempo para duas sessões semanais.

Divida seu tempo igualmente.

São poucos os grupos que conseguem jogar duas vezes por semana (toda semana), logo se você dividir campanhas com duas sessões mensais (uma durante a semana e outra no final de semana) você pode narrar duas campanhas (e dar um descanso pros seus jogadores preguisoços). Isso exige muito do mestre, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Tenho tido uma experiência muito boa com meu grupo de 3.5, que usa esse jogo de 15 em 15 dias para dividir seu tempo com a família, ou seja uma semana para seu hobbie, outra semana para sua família. Nada mais justo.

Use material pronto.

A menos que você seja um escritor profissional é muito dificil gerar laudas e mais laudas de textos, mapas, maquetes e outros auxiliares em tempo hábil para as campanhas. Essa foi sem dúvida a maior dificuldade que encontrei, pois realmente tendo que escrever tudo para todos simplesmente não conseguia chegar em uma sessão preparado. Minha solução foram os PDFs que podem ser cortados e colados. Gastei algum tempo baixando na internet os pdfs dos livros que possuo e faço minhas aventuras o mais cut-and-paste possiveis. Sua aventura é sobre um vampiro poderoso? Baixe a ficha do Strahd e mude nomes e lugares. Não tenha medo de entrar no site da wizards e baixar todos os mapas que puder. Faça maquetes reutilizaveis (casas e arvores podem ser usadas em qualquer sessão).

Tenha um notebook ou computador por perto para facilitar todas as gerações de estatíticas. Para o sistema 3.5, tenho um conjunto de programinhas que podem ser encontrados bem facilmente na internet que me salvam uma quantidade horrorosa de tempo: DiceMage, NameMage e INNMage. Estes programas cospem nomes, tavernas e rolam dados de forma automatizada para você, com a facilidade de cut-and-paste. Tenho tambem um mini-programinha chamado NPC Generator que me faz o favor de gerar os npcs ridículos, sendo que eu só perco meu tempo realmente focalizando nos vilões realmente importantes.

Tenha jogadores colaborativos

Eu, para ser bem sincero, com três campanhas não consigo acompanhar tudo que rola em todas as sessões. No meu jogo de 15 em 15 dias, fica dificil não misturar coisas que narro no 3.5 com minha nova campanha 4.0, isso sem falar no World of Darkness. Algumas vezes você tem que delegar, e não ter vergonha de pedir ajuda.

Eu peço um pequena ajuda a meus jogadores, que é a resenha da sessão. Quando a sessão acaba e o XP é distribuido, eu peço que meus jogadores escrevam um pequeno texto, de forma colaborativa com tudo que ocorreu durante aquela sessão. Para que todos possam colaborar, geralmente peço em meio eletrônico (tenho preferido os e-mails, mas um blog com comentários tambem serve). Assim, quando é data de jogar com o Grupo A, leio as resenhas de jogo do grupo A e sei exatamente o que ocorreu e aonde paramos. Alem de ser uma boa prática para atiçar a memória dos jogadores (e a minha própria), tambem é muito divertido ler a história do que ocorreu. Quem sabe pode até surgir um livro daí? ;-)

O post já está grande, mas em breve voltarei a dar mais dicas sobre o assunto. Aceito as dicas dos amigos que queiram colaborar tambem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário