Pesquisa: Que edição voce joga?

Um dos blogs que mais curto ler sobre RPG, o Jonathan Drain's D20, publicou uma pesquisa que fez com os seus leitores, e a pergunta que mais me interessou foi logo a primeira: Que edição você joga?

Após dois anos de 4E deu quase um empate: 55% dos leitores jogam 4E, enquanto 60% ainda jogam 3E (é obvio que nessa pesquisa existe gente que joga dois ou mais sistemas, por isso dá mais de 100% seu estúpido). 28% joga o Paizo’s Pathfinder RPG, 27% jogam outro rpg baseado em D20 e 19% jogam AD&D ou outras edições.

37% jogam outros RPG diferentes de D&D, sendo que mais de cinqüenta RPGs foram menscionados. Os mais populares foram: Savage Worlds (6%), GURPS (4%) e Shadowrun (4%), com menções honrosas para Legend of the Five Rings e World of Darkness.

Minhas considerações sobre a pesquisa são simples: a 4E não pegou e nego só joga World of Darkness aqui no Brasil.

3 comentários:

  1. Você realmente acha que o universo de leitores desse blog é uma boa amostra para tirar suas conclusões?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não tem como afirmar nada a partir da pesquisa de um blog sobre d20 em geral.

    Como assim World of Darkness só é jogado no Brasil?

    Se você entrar num blog sobre D&D, é óbvio que 90% joga D&D. Entra num blog do World of Darkness e pergunta lá quantos jogam D&D. Se você se basear neste blog, vai achar que ninguém joga D&D.

    Você teria que perguntar para TODOS os jogadores de RPG dos EUA para saber o que é e o que não é jogado.

    ResponderExcluir
  3. Bom, pra começar o blog do Jonathan é referencia mundial em RPG, de modo que o numero de pessoas que frequenta deve ser o suficiente pra pelo menos termos uma idéia. Com relação ao cometário do Antônio que o blog é D20, isso procede, mas mesmo assim sou jogador de World of Darkness e não vejo tanto entusiasmo assim lá fora, como temos aqui no Brasil. ;-)

    ResponderExcluir