Criando um personagem de D&D 4 - Primeira parte.


Falaé Galera,

Eu sei que o blog está chato, só falando de D&D 4.0, mas vamos ser sinceros: não há nada mais interessante que isso rolando por aé.

Essa semana botei as mãos nos PDF's da 4a Edição e resolvi botar a mão na massa e produzir meu primeiro personagem só pra sentir o sistema. Dei uma folheada no sistema e cheguei a conclusão que dá pra montar um primeiro personagem de forma bem suave e tranquila, mas tambem vi que só o "Players Handbook" está longe de atender tudo que eu gostaria em matéria de customização.

Comecei imprimindo uma ficha e indo até a página 14, aonde ele dá um mini guia de criação de personagem.

Escolha uma raça

Já que é pra explorar, comecei com uma raça nova no PH e que nunca usei na 3.5, o Tiefling, assim tambem aproveito pra criar um NPC vilão. Abri na página 48 e tive a boa surpresa de que não estão apenas as estatísticas de jogo, como tambem as estatísticas importantes para criar altura e peso, sentindo falta apenas da idade. Além disso, outra coisa legal é o "Jogue com o Tiefling se vc quiser...", uma boa orientação pra quem é iniciante. Outros capítulos são bem explicativos, e informam nomes masculinos, nomes femininos, caracteristicas gerais da raça e alguns aventureiros exemplo para serem utilizados na criação do seu. A parte das raças está bem completa e gostei muito do que vi. Anotei meus "Race Features" na lista e fui em frente.
Racial Traits : +2 Int; +2Cha; Size Medium; Speed 6; Low light vision; Languages: Common +1 a sua escolha; Bloodhunt: +1 para atacar oponentes sangrando; Fire resistance 5 + 1/2 nível; Infernal Wrath encounter power.

Escolha uma classe
Ainda na idéia de criar algo novo, fui até a sessão classes e escolhi o Warlock na página 129 (afinal estamos fazendo um vilão). A classe começa não me agradando muito, pois seu único role é striker (um warlock tambem deveria ter a opção de controller). Baseado nisso, já saquei de cara que tinha que montar uma torre de tiro. Meu "power source" é "arcane", do jeito que eu gosto e minhas habilidades chave são carisma, constituição e inteligência.

As proficiencias de armadura são igualzinhas as de world of warcraft: cloth e leather (cópiar descaradamente assim é sinistro), mas as proficiencias de armas ficaram como na 3.5 (simple melee e simple ranged).

Uma novidade são os implements, e não achei nenhuma entrada no indice que me explicasse o que é isso. mais tarde lendo a classe descobri que isso serve pra potencializar minhas magias quando eu tenho um bastão ou varinha mágica em minha mão. Quando possuir uma varinha ou bastão +3, poderei somar +3 no hit e no dano de minhas magias que possuam a palavra chave "Implement". Segundo o livro, eu tambem posso fazer isso com uma "Pact Blade", e o livro recomenda que eu corra atraz de uma.

A classe me dá +1 de bônus em reflexo e will. Começo com 12 hit-points + minha constituição, ganho 5 hits por nível e tenho 6 healing surges + bonus de constituição. O Tamanho da healing surge é 1/4 dos meus hit-points. Pra mim esta é a parte polêmica, porque o fato de meu personagem começar com 24 hit points não significa que não vou morrer em um ataque, afinal todos os poderes foram aumentados na mesma proporção, por exemplo: se eu pegar um wizard pela frente com uma acid arrow pronta, vou tomar 2D8+4 (mais os 5 ongoing) totalizando na média 17 hits. Esse hit-point maior é pura ilusão. Alem disso, sou radicalmente contra esse conceito de healing surge, pelo simples fato de que ele é inexplicável.
Na parte de skills, ele me manda escolher quatro de uma lista que considerei bem pequena para uma classe que é baseada em conhecimento. Este novo formato para balancear as classes, tambem está restringindo muito as escolhas e isso não é nada bom em um rpg de mesa. Tenho a sensação de estar voltando a um tempo em que todos os aventureiros de uma mesma classe eram iguais. Mais um ponto negativo aqui. Escolhi minhas quatro: Arcana, Bluff, Insight e Intimidate.
Uma novidade bacana são os "builds", que seriam fórmulas para você customizar um pouco mais a sua classe. No PH ele me propões duas para o Warlock : "Deceptive" ou "Scourge" (termos tambem muito familiares de que já jogou MMORPG). Segundo a descrição do livro, o "Deceptive" usa magias que não dão tanto dano, mas deixam os adversários em condições adversas, enquanto o "Scourge" não tem essas sutilezas e dá dano mesmo. Optei por montar um "Scourge".
Por fim, anotei minhas class features em minha ficha: Eldritch Blast, Eldritch Pact (escolhi infernal), Prime Shot, Shadow Walk, Warlock's Curse e fui em frente.
Por enquanto mais coisas boas do que coisas ruins. No proximo post vou continuar a avaliar a criação do personagem nas regras novas.

[]s,
Manel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário