Aproveitando a era do magnetismo no RPG, estou testando outra ferramenta de auxílio ao DM. Seu nome é "Combat Pad", e esta eu adquiri na Gibiteria e Barbaras Magias, no centro do Rio.
A idéia da coisa é ser um quadro, aonde o mestre pode organizar a iniciativa. Como já falei em posts anteriores, eu que gostava de cantar a inciativa para os jogadores irem agindo, não posso fazer mais isso, pois agora existem condições que permanecem até o fim do próximo turno, e isso é um complicador.
Por exemplo, vamos supor que o personagem "A" tira 8 em sua primeira iniciativa. Tudo legal até ai, ele faz sua ação e ativa um poder que lhe dá uma vantagem "até o final do próximo turno". Neste momento o round acaba e o infeliz personagem "A" volta a rodar sua iniciativa, ficando com 25 no total. Ou seja, ele ativou um poder que nunca teve vantagem, pois ele que havia sido o último no round anterior agora é o primeiro, de modo que seu bônus nunca pode ser efetivamente usado. Isso invalida totalmente a iniciativa todo round, passando a valer efetivamente uma iniciativa por combate.
Experimentei algumas vezes os "combat cards" sugeridos pelo Dungeon Masters Guide e para ser bem sincero, gostei de alguns aspectos: controlar as condições de todos os personagens e monstros por esse método é muito mais simples, e é virtualmente impossível para o mestre esquecer de alguem no round, mas ele tinha um defeito que considerava muito grave: meu deus como era lento! A distração gerada por manter aqueles cartõezinhos atualizados tirava meu foco do combate e por vezes me perdia no meio da papelada.
O "Combat Pad" se mostrou muito melhor que os cartões. Seu principal (e para ser sincero, único) defeito é o tempo que leva para a preparação inicial. Você tem que apagar o que tinha anteriormente (isso faz com que você precise ter um pano umido sempre a mão, o que pode ser um problema para mestres que fazem sessões fora de sua casa) e escrever tudo. É um pouco confuso organizar a fila de jogadores na trilha dedicada a isso, mas após essa organização inicial o negócio flui que é uma maravilha. Já fiz a experiência em duas sessões tendo resultados positivos em ambas (alguns jogadores até elogiaram a melhoria na velocidade do combate).
Um receio que tive na minha ultima sessão foi com relação ao tamanho da trilha dos combatentes. A ferramenta pode não ser a mais adequada se você gosta de rolar encontros gargantuas, com um monte de bichos diferentes, mas rodei um encontro com cinco personagens e cinco tipos de monstros diferentes e o espaço deu tranquilo.
É isso, apesar de não gostar do modelo de iniciativa da 4a Edição, o "Combat Pad" é uma boa forma de organiza-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário