Criando um personagem de D&D 4 - Segunda parte.

Voltei para terminar nosso querido Tiefling Warlock! ;-)

Escolhendo seus escores de habilidade
O livro recomenda usar um de três métodos sugeridos para a criação dos escores, o método da galera da antiga, 4D6 tirando o menor (com a novidade de que agora o mestre soma seus bônus e se estes forem menores do que 4 ou maiores do que 8, ele pode pedir para que você jogue um novo conjunto de escores), O método da galera mais nova (pontos para a distribuição) e um conjunto de valores padrão (16,14,13,12,11,10) para todos. Como estou fazendo meu próprio personagem, resolvi usar o método de pontos e fiquei meio confuso com a forma que eles apresentaram a tabela. O sistema ficou verdadeiramente estranho, e não sei o que se passou na cabeça de quem bolou aquilo, mas depois de estudar consegui criar os seguintes valores: 16, 16, 12, 12, 10, 8. Olhei minha classe mais uma vez pra saber o que deveria aumentar, e lembrei que ia fazer um "Scourge Warlock", tendo o livro me recomendado a usar a constituição como meu maior escore e inteligência em segundo. Nesse momento olhei minha escolha de raça, e vi que seria melhor montar um "Deceptive Warlock", pois como tenho +2 em Inteligência e Carisma, poderia começar com 18 em ambos os escores recomendados. Resolvi então mudar o conceito para "Deceptive Warlock" e escolhi os seguintes escores: Força 8, Dextreza 12, Constituição 12, Inteligência 18, Sabedoria 10 e Carisma 18. Nada mal.
Escolha Perícias (Skills)

Como falei em meu post anterior, escolhi quatro: Arcana, Bluff, Insight e Intimidate. Ao escolher essas perícias, ganhei um bônus de +5 quando as for usar. Para pegar novas skills, devemos utilizar o feat "Skill Training". Foi fácil escolher pois a lista está pequena e auto-explicativa.
Escolha seus Feitos (Feats)

Como não sou humano, tenho que escolher apenas um feat, e acreditem: foi dificil. Só no PH (o escopo desse post) existem 80 feats diferentes, sendo essa a parte mais completa e ao mesmo tempo a parte mais desorganizada do livro. Eles misturam feats de várias categorias diferentes em uma mesma lista sem divisão nenhuma, tornando a leitura pouco produtiva e enfadonha. É realmente dificil separar o joio do trigo aqui, afinal todos os feats me pareceram inúteis tendo seu poder drasticamente reduzido comparando com a ultima versão do jogo. Se eu fosse escolher o "Fey Pact" um bom feat seria Improved Mist Step, mas como escolhi "Infernal pact" fiquei com muitas dúvidas sobre o que é util e o que não é, escolhi o "Ritual Caster" que me pareceu bom e fui em frente.
Escolha os poderes (Powers)
A escolha dos poderes foi até relativamente simples, pois a variedade é muito pequena e decepcionante. Realmente personagens de mesma classe serão muito parecidos, o que de certa forma é um retrocesso. A similaridade com os jogos MMORPG matou muito da criatividade na hora de criar seu personagem e vc realmente tem a sensação de estar criando um "bonequino" de jogo ao invés de um personagem real. Quem sabe com os novos produtos lançados as escolhas se tornam mais abrangentes. No primeiro nível, pude escolher dois poderes "at will", mais um "per encounter" e mais um "per day". Escolhi os seguintes poderes: Dread Star, Witchfire, Eyebite e Hellish Rebuke
Considerações Finais
Meu primeiro personagem ficou longe de ser um bom personagem, mas serviu para me mostrar que caminhos devo tomar na montagem de meus próximos personagens. Pretendo montra vários personagens durante a semana para aprender os macetes. Se tudo correr bem até o dia 1o já terei os livros oficiais, o que vai facilitar minha vida. O bom é que o sistema é simples e bem balanceado, porem ficou extremamente engessado e possui alguns retrocessos. Vou comprar mais por obrigação do que por vontade de jogar o jogo. Nem peguei os livros ainda e já aguardo por uma primeira expansão, afinal ficar jogando só com esses poderezinhos aé não vai dar não.
É isso,
[]s,
Manel.

2 comentários:

  1. legal, vc mostrou como não construir um personagem...aff agora mostre como fazer um bom.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ilusionista! A melhor forma de montar um bom personagem é montar em outro sistema, como o 3.5, que permite muito mais customização. Mas se você gosta da 4a Edição, talvez a solução seja utilizar o Caracter Builder oferecido pelo D&D Insider. Pretendo postar uma avaliação do produto em breve, e espero que você goste.

    []s,

    ResponderExcluir