Minha vida está mais simples.

Bom, depois de morder o D&D 4 por causa dos malditos metagamers, dessa vez vou assoprar e falar um pouco da forma como eles facilitaram muito a minha vida. ;-)

É impossível não perceber como ficou mais fácil desenvolver "aventuras" para o D&D 4. O "Aventuras" vai ficar sempre entre aspas, porque eles foram realmente ao fundamento da coisa: faça encontros, junte-os e voilá! Você tem uma aventura.

São três capítulos dedicados a encontros no Dungeons Master Guide: Combat Encounters, Building Encounters e Noncombat encounters. Lendo o primeiro deles dá pena ver a que fomos reduzidos. Esse guia básico para retardados indica que se você precisou de alguma das dicas dadas por esse capítulo, não deveria estar mestrando. Um enorme desperdício de páginas dando dicas inôcuas e muitas vezes ruins para coisas que um mestre de RPG já faz no piloto automático, como coordenar iniciativas e acompanhar as condições dos combatentes.

Meu método caseiro de coordenar as iniciativas é muito melhor em vários aspectos que os idiotas "combat cards", mas não funciona na 4a Edição (devido as condições "until your next turn"), o que me deixa na obrigação de usar algo pior, como rodar uma iniciativa apenas por combate, e acompanhar de quem é a vez. Os "combat cards" lesmam o início do combate, fazendo um pouco da adrenalina gerada pelo climax de um combate passar. Após esse atrazo inicial, é realmente dificil se perder na ordem da iniciativa, alem de ser uma ótima forma de marcar as condições de cada um no combate. É claro que anotar tudo isso nos devidos lugares deixa tudo mais lento. Na tentativa de acelerar a coisa comprei um daqueles quadrinhos magnéticos pra controlar o round, e apesar de tambem ser um método inferior ao que eu costumava usar, se ele for preparado previamente, é um pouco mais rápido e melhor que os "combat cards".
O nível ficou tão razo, que uma "aventura" sai em alguns minutos. Sem exagero nenhum. Tudo que você precisa fazer é checar o seu "encounter buget" e ir as compras. Pra quem gosta de tudo mastigadinho, a wizard fez o favor de colocar uma "ferramenta" de montar encontros em seu site, no link: http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/insider/encountertool

O Problema da "ferramenta", é que depois de testar algumas vezes, ví que ela permite coisas realmente absurdas, como uma party de nível 4 enfrentar dois monstros de nível 10! Ainda não testei isso na pratica, mas acredito que quatro jogadores nivel quatro seriam trucidados nesse encontro.

Já montei duas aventuras completas usando as novas regras, e apesar de ficarem aventuras bem simples, realmente sairam com muita facilidade e com pouco trabalho prévio. Só tenho duvidas se o sistema vai me apoiar quando eu quiser sofisticar a coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário