Some metade do seu nível... Junte milhagens... Cure-se do nada.

Começei a narrar regularmente a quarta edição do D&D. Na minha segunda sessão, já tentava entender o porque de não consequir visualizar as cenas das aventuras, apenas tabuleiros e cartõezinhos na minha frente. Quando a coisa começou a perder um pouco da novidade, pude ver como ela realmente é: o paraíso dos "metagamers".

Pra quem não conheçe o conceito, o "metagamer" é aquele cara chato que joga com você e simplesmente não consegue abstrair o mundo a sua volta, olhando sempre o tabuleiro como ele é. Ele nunca vai permitir que a imaginação dos reais roleplayers surja, porque vai ficar constantemente perguntando qual é o seu alinhamento, quantos hit points vc tem e se você pode ficar usando aquele seu poder "at will" de cinco em cinco minutos, porque assim ele ganha +1 de bônus em qualquer porcaria.

Vocês agora vão me perguntar: ora bolas, em todos os rpgs existem "metagamers", então porque você está criticando o D&D4? A resposta vem fácil: o novo D&D parece um jogo de tabuleiro complexo, e o metagame está fincado como erva daninha nessas regras e mecânicas inexplicáveis que impedem que os jogadores vivam uma experiência imersiva. O jogo força a todos se tornarem metagamers.

Some metade do seu nível

Todo santo dado que você rola, você deve somar metade do seu nível. Porque? Ninguem sabe. Esta forma ridicula que a wizards achou para transformar personagens poderosos em máquinas de matar impossibilita que um personagem de menor nivel tente qualquer tipo de artifício contra um personagem de nível mais alto. Uma diferença de cinco níveis serve pra impedir que você tenha qualquer chance de vitória, a menos que seu adversário seja o mais tosco rolador de dados da história e que você esteja com uma sorte danada. Todo dado que você pega nas mãos te lembra que você possui um nivel, e que portanto isso aqui não é real.

Junte milhagens

Esta é talvez a coisa mais estupida que já vi em um jogo de RPG. As milhagens são a forma que os designers descobriram para tentar manter o grupo em movimento, e evitar os descansos extendidos de apenas seis horas que recuperam tudo. Para cada dois encontros que você realiza sem descansar, você ganha um "Action Point" como bônus de milhagem. Porque? Porque você não descansou. Programa de milhagens de luta era só o que faltava pra provar que você, igual ao seu cartão de crédito, ganha vantagens por gastar recursos. A wizards inventou o cartão de crédito medieval. Já posso ver os nerds metagamers disputando na internet seus recordes de milhagens.

Healing Surge & Action points

Esses são os meus preferidos: levante a mão e se cure. Não deu? Durma seis horas, levante a mão e... se cure de novo! Porque? Porque você quer! Ninguem consegue achar que uma coisa é real quando as coisas não tem uma explicação minimamente cabível. Alguns podem argumentar - "ora, mas este é um jogo de fantasia." mas até as mais fantásticas estórias primam por colocar limites em seus elementos irreais. Sou fã de Conan, LoTR e Star Wars, e em nenhum deles os personagens terminam ilesos após os seus combates, como ocorreu em todo encontro que narrei até agora. E os "Action Points" ? Vou agir de novo porque possuo milhagens! É impossivel tentar imaginar estar em outra era, em outro lugar quando você tem que cuidar do saldo do seu cartão de crédito de ações extras.

Conclusões funestas

Eu realmente tentei dar uma chance a nova edição, mas só me resta um comentário a fazer: não sinto este novo conjunto de regras como um jogo de rpg, e sim como um complexo jogo de tabuleiro. Uma espécie de videogame de estratégia jogado sem o videogame. Com essa visão ele é muito bom e até mesmo divertido de jogar, mas RPG mesmo vou jogar na minha campanha 3.5.

2 comentários:

  1. Verifico aqui um evidente preconceito absolutamente sem qualquer fundamento. Como pode alguém achar que é aceitável indivíduos produzirem bolas de fogo do nada, e por outro lado considerar impossível que heróis possam se manter aptos ao combate por pura determinação própria.

    ResponderExcluir
  2. Po Casuo, fireball esta' dentro do paradigma do jogo. Agora, os hitpoints infinitos e' brabo :)

    ResponderExcluir